Wednesday, 25 May 2011

Mês 8 - Dia das mães, chá de fraldas e show do Gil

Mês 8 -
O oitavo mês de gestacão começou exatamente no domingo do dia das mães, para comemorar eu e o Marcelo fomos fazer um passeio no Jardim Botânico de Johannesburgo que ainda não conhecíamos, é realmente um lugar muito bonito, tinham muitas pessoas passeando e fazendo pic-nics. Aproveitamos para tirar umas fotos do Vicente e depois compramos uma cadeira de balanço para colocar no quarto dele, esse foi meu primeiro presente de dia das mães!



Eu não estava muito animada para fazer um chá de fraldas, mas em um churrasco que fizemos na casa do Daniel as minhas amigas daqui (Giovana, Franciele, Camille, Melissa, Aline e Ana Paula) me convenceram a fazer, mas com a condição que fosse somente para as amigas mais próximas e que fosse sem aquela história de pintar a barriga de batom. Também convidei a Manu e a Liliana, que é uma Colombiana que gostamos muito.
O chá foi ótimo, as meninas trouxeram várias coisas deliciosas para comer, eu fiz uma decoração azul e ainda por cima ganhamos muitas fraldas, acho que vai dar para ficar uns 3 meses sem comprar.  Valeu meninas!!
Essa foi a decoração que preparei para o chá, tudo azul!

Foto no quarto do Vicente com todas as convidadas: Camille, Melissa, Aline, Manu, Ana Paula com a Juju, Eu, Liliana, Giovana, Fran e Paula

Essa é a cadeira de balanço que compramos no dia das mães


Bercinho do Vicente cheio de fraldas e presentes
Juju fofa também participou do chá do amiguinho Vicente
 Outra coisa legal que aconteceu nesse mês foi o show do Gilberto Gil aqui em Johannesburgo, reunimos a brasileirada e fomos todos prestigiar. Foi muito emocionante, o show era em um lugar bem pequeno e nós sentamos bem na frente, muito perto do Gil. Foi uma super produção pois o show ia ser filmado para um documentário, então tiveram muitas participações especiais de artistas sul africanos além de dois corais e uma orquestra. sempre gostei de Gil, mas quando a gente mora fora do Brasil passa a dar ainda mais valor para as coisas do nosso país, especialmente para as coisas boas!!
Depois do show entramos no camarim e tiramos foto com o Gil, ele foi muito simpático, falou para o Marcelo (que vestia uma camiseta do grêmio) que era gremista, também fez carinho no Vicente e disse que o Vicente será do mesmo signo que ele: câncer. Nós adoramos!!!




No final de semana passado (dia 21 e 22 de maio) entrei na semana 34 de gestação,no sábado fizemos um churrasco na club house do nosso condomínio e depois eu e o Marcelo fomos fazer um ultrassom. O Vicente está pesando 2,4kg e esta virado com a cabeça para baixo, já posicionado para nascer, a gente não conseguiu ver muito bem, pois ele já está grandão, mas a ultrassonografista (sei lá se é assim que se fala) nos disse está tudo bem com ele. A próxima consulta será dia 30 de maio, esta chegando a hora do nosso bebê nascer!!

Foto da galera no churrasco do ultimo final de semana




Mês 7 - Visita da familia Silvestrin

Mês 7 -
O maior acontecimento do setimo mês de gestaçao foi a visita da minha família, vieram todos, pai, mãe, Lara, Elias e Luara. Eles passaram duas semanas aqui, mas parece que nao foi o suficiente para matar as saudades. Nós passamos 3 dias em Cape Town e depois fizemos uma viagem de uma semana para Botswana, sobrou pouco tempo para Johannesburgo, mas foi muito legal, tirando que sofremos dois assaltos, no total foi uma baixa de duas máquinas fotograficas, uma filmadora e um Iphone. Espero que essa tenha sido a primeira de muitas visitas, já que ainda tem muito o que conhecerem aqui na Africa do Sul.


Toda a familia na Table Mountain, só faltou o Marcelo que nao pôde viajar com a gente dessa vez

Luara e Puffa em um Shopping no Waterfront de Cape Town

Nossas camionetes com as barracas montadas, foi assim que dormimos por uma semana em Botswana

Elefantes que encontramos na estrada em Botswana

Em Victoria Falls no Zimbabwe

Tuesday, 24 May 2011

Retrospectiva / Melhores Momentos da Gravidez - Segundo trimestre

Mês 4 -
No início de janeiro o Marcelo voltou para a Africa do Sul e eu fiquei no Brasil pois minha super amiga Aline ia casar no dia 21 e eu seria madrinha. Então eu, minha mãe, minha irmã Lara e minha sobrinha Luara aproveitamos e fizemos uma viagem de uma semana para Buenos Aires, só as meninas!! Foi super divertido, fazia muito tempo que nao passávamos um tempo juntas, pois sempre que eu ia para o Brasil era muito corrido, essa vez a gente pode se curtir um pouquinho, e eu pude curtir um pouco da minha sobrinha, que nasceu 10 dias antes de eu me mudar para Dubai, entao morro de saudades dela, ela é a coisa mais fofa e esperta!!! 
No Caminito
San Telmo com a Mafalda


Noite de Tango no La Ventana
Numa loja na Calle Florida
Um dia depois de voltarmos da Argentina eu tinha consulta com o Dr Elio para mostrar meus exames de sangue e fazer um novo ultrassom, o Marcelo estava na Africa do Sul super ansioso para saber as novidades sobre a suposta Sofia. Após o médico avaliar os meus exames de sangue chegou a tão esperada hora do ultrassom, nesse dia enchemos o consultório, minha mãe, a Lara e a Luara foram junto assistir, estava indo tudo calmo, tudo normal com o desenvolvimento bebê até que em uma certa altura o Dr Elio falou: - Eu acho que eu estou vendo um piu-piu! ... não acreditei, não era mais uma Sofia, e sim um Vicente, e dessa vez não havia dúvidas, até eu consegui identificar o bendito piu-piu, até por que o aparelho do médico era ultra mega moderno e fazia ultrassom em 4D. Foi quando foi tirada a fotinho abaixo. Esse é o Vicente com 16 semanas e 3 dias.Todos ficaram felizes com a novidade, não que não quisessem uma menina, mas por que tanto fazia, qualquer que fosse a novidade faria todo mundo feliz!!

Como ja havia mencionado, fiquei no Brasil por causa do casamento da Aline, que por sinal foi muito emocionante. Ela é minha amiga de infância, junto com a Joice e a Camila nós eramos um quarteto fantástico no colégio, pena que a Camila não pôde estar presente pois estava em uma expedição na Antartica.
Casamento da Aline
Um dia antes de eu voltar para a Africa do Sul saímos toda a minha familia inclusive Vô e Vó para comemorar o aniversário do meu pai, essa noite tirei a minha primeira foto com barriga de grávida, pois até esse dia parecia que eu estava um pouco barrigudinha, gordinha, mas nao exatamente grávida, essa é a famosa foto, o Elias, depois de um super rodizio de pizzas, ficou com a barriga quase do tamanho da minha.



Foto de toda a familia reunida no aniversário do meu pai

Quando voltei para a Africa do Sul no final de janeiro logo recebemos a visita do irmão do Marcelo, o Pedro. Ele estava de passagem para a India e ficou aqui por 4 dias, no final de semana ele e o Marcelo foram pular o Bungee Jump mais alto do mundo, infelizmente por um motivo óbvio chamado Vicente eu não pude acompanhá-los dessa vez. Mas tudo bem, um dia eu e o Vicente também vamos pular!!
Ja aproveito a oportunidade para contar que o Pedro vai ser o dindo do Vicente e a Lara vai ser a dinda... por que não o Elias e a Amanda? Por que deixamos o destino escolher, já haviamos decidido antes de saber o sexo que os dindos seriam nossos irmãos, se fosse menina seria o Elias e a Amanda, e se fosse menino seria o Pedro e a Lara... e o destino decidiu. Elias e Amanda, se preparem que o(a) próximo(a) é de vocês!!

Marcelo e Pedro na Garden Route

Mês 5 -
 Em fevereiro quem veio nos visitar foi a Joana, minha prima, ela passou quase duas semanas aqui. Foi muito legal ter a companhia dela, como sempre.
Para recebê-la organizamos um passeio para Clarens, uma cidadezinha bem charmosa no Free State, para fazermos uma trilha chamada Sentinel Hiking Trail de 10km em uma montanha de 3200m da cadeia de montanhas Drakensberg. Foi bem cansativo, tivemos que subir uma escadaria de correntes enorme para chegar no topo, foi pura adrenalina, mas as paisagens fizeram o nosso esforço valer a pena. Os nossos amigos daqui Melissa e Rodrigo nos acompanharam nessa viagem.
Inicio da trilha
Eu e Joana


A tão temida escada para chegar no topo
Trilha
No final de semana depois que a Joana foi embora foi a nossa vez de viajar, o Marcelo tinha uma feira em Dubai e nós decidimos que eu iria junto para comprar coisas para o Vicente e depois faríamos uma viagem para o Sudeste Asiático para visitar os países Laos, Cambodia e Vietnam, passando por Kuala Lumpur na volta.
Em Dubai compramos o carrinho e o berço portátil do Vicente, eu também comprei varias roupinhas para ele, inclusive essas abaixo, que para variar a Camille fotografou.


A nossa viagem para o Sudeste Asiatico foi maravilhosa, do jeito que a gente gosta, bem corrida, muitas aventuras (inclusive onibus quebrados e caronas com caminhão) e ainda por cima, no Cambodia, conseguimos encontrar um casal de amigos que gostamos muito, a Roberta e o Daniel.

Arco do Triunfo do Laos em Vientiene

Pôr do sol em Luang Prabang no Laos

Halong Bay no Vietnam

Em Siem Reap no Cambodia com a Roberta e o Daniel

Petronas Towers - Kuala Lumpur
E quando terminamos essa viagem eu já havia completado a primeira semana do sexto mês, aí jurei para mim mesma que essa tinha sido a última viagem, agora ficaria por casa... nada mais de emoções radicais... (mas o que eu não contava é que minha família estava vindo para cá em abril).
Logo depois que voltamos de viagem saímos para comprar as coisas que faltavam para o quarto do Vicente, esse sexto mês foi mais calmo, ficamos por casa, continuei meu curso de Francês, eu e as meninas daqui nos encontramos em algumas tardes para tomar chá gelado e conversar... nada de muito diferente!!
Foi nesse sexto mês que minha barriga cresceu muito, pode-se notar pelas fotos abaixo. Já sinto o Vicente se mexer desde que voltei do Brasil, mas era fraquinho, agora ele se mexe muito, mas eu acho bem gostoso, pode se mexer o quanto quiser!!
Foto tirada pela Camille em um dos nossos encontros

Eu e Ana Paula (mãe da Juju que é uma fofa) no aniversário da Ayla

Visita da Debora, que também morava em Dubai
E assim passou o segundo trimestre de gestação...

Restrospectiva / Melhores Momentos da Gravidez - Primeiro trimestre

Já que comecei a fazer o blog um pouco tarde, decidi fazer uma restrospectiva com fotos dos melhores momentos da gravidez até agora... também vou contar como tudo começou.
Mês 1 -
Tudo começou no final de semana do dia 9 e 10 de outubro de 2010 na Swazilandia, que é um país pequeninho no leste da Africa do Sul e que faz divisa com o Moçambique (e que quase ninguem nunca ouviu falar)... pois é, tivemos que ir para lá de carro com o propósito de extender o meu visto, no final não conseguimos com que o visto fosse extendido, mas voltamos de lá com algo muito mais especial na minha barriga... Foi um final de semana muito divertido, fizemos duas trilhas (em uma delas caminhamos sozinhos ao lado de um rio com hipopótamos e crocodilos, que bom que eles não nos notaram) e também fizemos arborismo!! Voltamos para Johannesburgo gostando bastante da Swazilandia, mas sem saber das mudanças que estavam por vir.




Fotos do arborismo na Swazilandia

Esse mês de outubro passou muito rápido, o Marcelo teve feira em Paris, viajou para a Espanha com os amigos e eu fiquei em Joahnnesburgo fazendo curso e bastante academia, no final do mês comecei a achar estranho que ao inves de ter mais preparo e fôlego para os treinos, estava ficando mais cansada... e tambem minha menstruação estava um pouquinho atrasada. Entao no sabado dia 30 decidimos comprar o primeiro teste de gravidez de farmácia, mas deu um resultado muito duvidoso, o Marcelo já de cara descartou a hipótese de ser positivo, para homem é tudo mais simples e direto, eu fiquei com uma pulga atras da orelha... mas e se esse risquinho (que tinha que fazer um esforço imenso para enxergar) significar alguma coisa... (ah essas mulheres complicam) 
Enfim, consideramos resultado negativo e no outro dia fomos com os nossos amigos brasileiros vistar Soweto, que é um bairro pobre daqui onde o Mandela morou. Fomos com o transporte que só os negros daqui usam (as famosas vans), visitamos a casa de uma moradora (que foi a nossa guia), o museu Hector Pietersen, a Vilakasi Street (rua mais famosa do Soweto) e no final fomos a um lugar tradicional onde os moradores de lá se reúnem nos domingos para comer churrasco, tomar cerveja e ouvir música. Não era o lugar maaaais limpo do mundo, era inclusive de chão batido, mas como o resultado tinha dado negativo eu bebi cerveja e comi aquela carde de procedência desconhecida (para não dizer duvidosa), detalhe, tínhamos que comer com as mãos, não havia talheres... Foi super divertido!!
Nossa van, que estava caindo aos pedaços e o nosso motorista Brutas

Toda a nossa galera no lugar onde a nossa amiga Connie (essa com a bandeira do Brasil no pescoço) nos levou para comer, beber e apreciar a boa música,


Na semana seguinte comprei mais um teste de farmácia e fiz sozinha em casa, para que o Marcelo não pensasse que eu estava louca, e adivinha... dessa vez deu positivo, quando fui buscar ele no trabalho mostrei, dessa vez eu nao estava delirando e ele concordou comigo, mas para termos ainda mais certeza fiz o exame de sangue... esse nao tinha como não acertar, e deu positivo também, mesmo assim decidimos guardar segredo até consultarmos um médico, que era só 12 de novembro. Acho que só depois que o médico nos disse que estava tudo certo é que nós consideramos que estávamos mesmo esperando um bebê, aí no final de semana seguinte saímos contando para todos os amigos daqui e para a família no Brasil.
Foi muito emocionante, todos ficaram muito felizes!! Bem vindo bebê!!!

E essa é a historia da minha gravidez, agora vou colocar umas fotos das coisas que fizemos desde esse dia até agora, e olha que não foram poucas coisas, tem gente que acha que abusei um pouco... mas desde que descobri que estava grávida resolvi que isso não seria tratado como uma doença e que iria continuar a minha vida normalmente respeitando os meus limites. Posso dizer que foi uma gravidez muito tranquila, sem muitos enjoos, continuo fazendo academia até hoje, viajei bastante, não tive nenhum sangramento, quase nada de azia, enfim, sou uma gravida de muita sorte (e sem muitos limites)!!

Mês 2-
Fizemos uma ceia de natal no final de novembro com os nossos amigos daqui, foi na casa de um casal muito legal, a Larissa e o Fábio, eles estavam se mudando para a China, foi a despedida deles... Nesse natal a Camille, que é a nossa fotógrafa oficial tirou uma foto da minha barriga de perfil dizendo que eu não tinha barriga nenhuma... Mas eu teimava que já tinha... Aprendi nas aulas de física da engenharia que tudo depende do ponto de referência, comparando a foto que ela tirou naquela noite com a foto que ela tirou no último final de semana concordo com ela, eu nao tinha barriga não...

Foto tirada pela Camille na nossa ceia de natal Sul Africana

Foto tirada pela Camille no fim de semana passado

  

Nossos amigos daqui reunidos para a ceia de Natal
Mês 3 - 
Esse mês recebemos nossas primeiras visitas desde que estamos morando na Africa do Sul: os pais e a irmã do Marcelo, a Amanda. Foi muito legal, fomos para Cape Town juntos e eles puderam ter uma boa ideia de onde o netinho(a) (por que ainda não sabíamos o sexo) vai morar!
No Waterfront em Cape Town (só faltou o Pedro)

Vista da Table Mountain

Na Table Mountain

Eu e o Marcelo decidimos subir (nessa parte escalar) o Lion´s Head (670m)

No topo do Lion´s Head
    Em dezembro também fomos ao Brasil para o Natal e Ano novo, eu infelizmente não tenho nenhuma foto desses eventos, mas passamos o Natal em Farroupilha com a minha família e o Ano Novo em Santa Catarina na praia da Ribanceira com a família do Marcelo.
Entre esses dois eventos tive uma consulta com o Dr Elio, que é o ginecologista das mulheres da minha família. Nessa consulta ele constatou que eu já estava com 13 semanas de gestação, fez o exame da transluscência nucal que é para saber qual a probabilidade do bebê ter sindrome de Down (graças a Deus o resultado foi muito bom, a probabilidade era muuuuito baixa) e ele também arriscou um palpite, nos disse que de acordo com o desenvolvimento do osso púbico (não tenho bem certeza quanto ao nome desse osso) provavelmente fosse uma menina, mas que não deveriamos sair comprando nada cor de rosa ainda pois era muito cedo para saber ao certo. Bom, isso significa que por um tempo o Vicente se chamou Sofia...
E assim passaram os primeiros três meses de gravidez...