Tuesday, 8 May 2012

Viagem Tunisia e Malta - Última parte

Passamos o nosso terceiro dia em Malta na capital Valletta. A cidade é linda, as ruas são estreitas e os prédios são super antigos cheios de sacadas, um charme. Vistamos a Catedral de São João, que é deslumbrante e também visitamos o museu Nacional de Arqueologia e o Palácio do Grão Mestre. Ao meio dia assistimos ao tiro de canhão, um ritual que acontece todos os dias nessa hora.
Ruas de Valletta

Catedral de São João

Não pude deixar de retratar esse sorriso desdentado



Tiro de canhão
Pausa para almoço e descanso
Palácio do Grão Mestre
No dia seguinte, antes de partirmos ainda passamos por Marsaxlokk para conferir a paisagem

De volta a Tunísia, do aeroporto de Tunis pegamos um taxi direto para a estação dos louages e pegamos uma van para Kairouan, essa cidade é muito importante para os mulçumanos pois lá fica cituada a mesquita Great Mosque, o lugar mais santo do norte da Africa para a religião Islamica. É uma das mesquitas mais antigas do norte da Africa, a primeira versão foi construida em 670 dc, mas foi destruída, a Mesquita que está lá hoje é do século 9dc. As colunas ao redor do pátio da Mesquita foram roubados das ruinas romanas de Cartago e de Sousse.
Na estação do louage


Patio da Mesquita
Minarete da mesquita
Única foto da Mesquita por dentro, nós não pudemos entrar pois só é permitida a entrada de Mulçumanos
A cidade de Kairouan é bem pequena e não tem muitas coisas para visitar, além da Mesquita apenas visitamos a Medina, o antigo Palácio do Governador, que hoje é uma loja de tapetes e outro local sagrado chamado Bir Barouta, que é um poço que eles acreditam que está interligado com o poço de Zem-Zem, em Mecca, portanto a água dali seria também água de Zem-Zem, que é sagrada no para os Mulçumanos.

Teto do Palácio do Governador
Bir Barouta

o Camelo atrás do Marcelo fica andando ao redor do poço e retira a água sagrada, quem quiser pode bebê-la,  o Marcelo bebeu e disse que tinha gosto de camelo.

 Em Kairouan ficamos hospedados em um hotel 5 estrelas chamado La Kashbah, chiques né? mas o hotel estava bem decadente, a faixada e o pátio eram bonitos, mas os quartos e a comida deixaram muito a desejar
Faixada do hotel
Pátio do hotel


Passamos uma noite e apenas uma manhã em Kairouan e logo partimos para o próximo destino: Sousse. Novamente fomos de louage, era bem cansativo  estar sempre mudando de lugar, pois todos os dias tinhamos que ficar carregando todas as nossas malas de um lado para o outro, mas por outro lado nessas viagens dávamos uma descansadinha, eu dava um jeito de amamentar o Vicente escondida e ele ainda tirava uma sonequina, além de obsrervarmos um pouco a paisagem, que consiste básicamente em campos de oliveiras. Curiosidade: a Tunísia tem o maior número de Oliveiras do mundo.
Passamos a tarde em Sousse, que é bem turística, visitamos a Medina, o Ribat, (uma espécie de forte, o monumento mais antigo de Sousse) a Grande Mesquita e a Kasbah (forte onde também fica situado o Museu Arqueologico, que infelizmente estava fechado para renovação).
Great Mosque (Mesquita)

Restaurante típico onde almoçamos
O prato típico que comemos no restaurante: Tagine

Vista da Medina de cima da Kasbah

Kasbah

Ribat

Ribat
Dormimos em Sousse e na outra manhã partimos cedinho para nosso penúltimo dia de passeio, pegamos o trem para El Jem. Lá está situado o terceiro maior coliseu do império Romano além de um museu arequeológico com mosaicos muito bem conservados.
Faixada do Coliseu em El Jem

Dentro do Coliseu em El Jem

Dentro do Coliseu em El Jem

Mosaico no Museu Arqueológico, o mais legal desse museu são as ruínas onde podemos visualizar os mosaicos in loco
 Passamos somente a manhã em El Jem e então pegamos um louage para Mahdia, uma cidade que fica em uma península no mar Mediterrâneo, a cidade tem uma Medina e na parte mais alta da península tem um forte onde podemos subir para apreciar a paisagem. Almoçamos em Mahdia, visitamos o forte e então começamos a nossa viagem de trem de volta para Tunis, para no dia seguinte retornarmos para casa, finalmente.
Marcelo e Vicente no mar, vista do restaurante onde almoçamos

Vista de cima do forte

No forte
 No sábado partimos de Tunis para Dubai ao meio dia, e de Dubai para Johannesburgo na  madrugada do domingo, a viagem foi muito cansativa, mas chegamos sãos e salvos.
Gostamos muito do passeio, Malta surpreendeu mais do que a Tunísia, embora ambos os lugares valeram a pena visitar, mas o mais legal de tudo foi termos conseguido fazer tudo o que fizemos com o nosso Vicente, vimos que é possível viajar com ele, claro que com algumas adaptações.
Nosso companheirinho foi nota 100!!

Chegada no aeroporto de Johannesburgo, depois de 24h de viagem contando a escala em Dubai. Cara de cansados!







No comments:

Post a Comment